quarta-feira, novembro 29, 2006

ECS 9 - Grupo Cê - caminhando para o final

EDUCAÇÃO ? MARX e ENGELS ? ECS 9
Caminhando para o final


By Marcelo Schneider

Este não é o texto final do grupo Ce, é uma contribuição minha para encaminhar o trabalho a partir dos trabalhos das colegas Roseli Roos, Márcia Martins, Silvana da Silva e Marcelo Schneider, embasados na leitura e trocas de idéias depois da leitura da Introdução e do capítulo Ensino, Ciência e Ideologia do livro: MARX & ENGELS. Textos sobre educação e ensino. São Paulo. Moraes, 1983.

Após ler o texto inicial e compartilhar os escritos das colegas, escrevi este ensaio.

EDUCAÇÃO, UM CAMINHO

Marx e Engels não escreveram especificamente sobre educação,
foram sempre em uma linha de generalidade enfocando a igualdade e não as discrepâncias das classes fomentadas pelo capitalismo.
A crítica ao modelo de desenvolvimento permeou toda a sua obra e para que alcançasse êxito era necessário uma outra forma de ensinar e aí que entra a educação nas teorias marxista.
É necessário uma nova práxis, uma nova concepção histórica, onde os papéis sejam igualitários, não invertido, mas onde as classes deixem de existir e o trabalho antes de uma necessidade seja um prazer e a felicidade seja o objetivo, não o lucro e a desigualdade social.
A educação para os dois pensadores radicais era a utopia da não alienação, é preciso que se eduque as crianças, os jovens, os adultos e os idosos, para que sejam protagonistas de seus próprios destinos e que isso seja a mudança de um mundo de ganância para esperança, de opressores e oprimidos para cooperadores sociais. Onde não haja dominação e a sua ausência seja o motivo pelo qual sejamos cidadãos.

ENSINO, CIÊNCIA E IDEOLOGIA

O ser humano cria a cultura, acredita nela e ensina como verdade, as vezes nos damos conta que aprendemos coisas falsas ditas como verdades eternas... Isto está claro em momentos da história: A classe dominante sabe mais, na Inglaterra do século XIX isto não corresponde, já a Alemanha se mostra mais esclarecida, todos tem acesso ao novo e aos saberes... E isso só foi possível porque se revolucionou o pensamento e as atitudes nos séculos XV e XVI e a socialização da escrita e da leitura aconteceu. O clero já não mais os tinha como monopólio. Homens comuns já pensavam e começavam a transformar o mundo.
Marx e Engels são parte deste processo, é claro que dois ou três séculos depois de pensadores como da Vinci, Dureno, Lutero, Giordano Bruno... Mas os dois é que com veemência e clareza criticam as instituições escolares e propõe mudanças estruturais e ideológicas a fim da construção de uma nova sociedade.

As Ciências:

Exata ? Tudo é, se não for as exceções... Tudo é exato até que um novo conceito é provado e nada se comprova uma verdade eterna. ?As verdades definitivas em última análise tornam-se com o tempo, estranhamente raras? (página 47)

Natural ? Aqui as hipóteses são maiores que as certezas. A cada organismo vivo pesquisado e uma certeza descoberta, sabe-se menos do que antes, pois milhares de hipóteses sobre o ser vivo foram abertas.

Histórica ? A ciência histórica é a própria construção da cultura e da dominação de nas sobre os outros. E a educação é a parte que faz e desfaz essa ciência, pois é claro que o dominante utiliza seus meios de influência para educar os dominados com a ideologia e o objetivo que lhe for mais conveniente, seja para servi-lo ou para manter o sistema.

PROPOSIÇÕES

É preciso que repensemos o que é a escola e como ela atua no mundo hoje. Queremos quem ao vermos o aluno e aluna saindo da escola, alguém que repete o que dissemos ou um herói que nos enfrentou e saberá enfrentar o mundo?

Ao desafiá-lo a conhecer, levemos ele ao computador, a dicussão política, ao debate de regras e suas construções, não apenas às combinações que jamais são levadas até o fim por nós mesmos...
Criemos um pacto de não dominação com debate político vivo entre trabalhadores em educação, alunos, e comunidade, construindo um espaço de convivência comunitária no lugar da escola que ensina o be-a-bá.
Enfrentaremos o mundo, pais, colegas, diretores e alunops e alunas que querem encher o caderno, mas teremos um mundo mais próximo ao real e aí podermos mudá-lo.

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