domingo, novembro 26, 2006

ECS 9 - Grupo C - Educação ? Marx e Engels.

ECS 9 - Grupo C
Texto by Marcelo Schneider.

Texto para apreciação das colegas.

Educação ? Marx e Engels.

INTRODUÇÃO

Todo ser humano, ao menor sinal de pensamento é um ser político. Em toda a sua vida encontrará pessoas que lhe mostrarão caminhos e verdades, estará em eterna formação a partir de informações que o mundo lhe passará e formará conceitos e atuará passiva ou ativamente na construção da sociedade.
Partindo dessa oração, podemos considerar que todo e qualquer conceito a ser estabelecido é parte integrante da formação e da política, sendo assim os textos de Marx e Engels tem um propósito educacional sim, e o que não está estabelecido neles é um programa, ou sistema, ou projeto ?quadradinho, ou redondinho? de ensino, fruto de um sistema capitalista que engaveta tudo e todos.
Acredito que a utopia é para ser alcançada por nossos sonhos e não por nós. A utopia existe para que busquemos o horizonte e continuemos sempre a caminhada (Eduardo Galeano). Então o socialismo é um caminho utópico, porém com bases revolucionárias e cedências particulares seja possível. Marx e Engels nos trazem teoricamente essa possibilidade, nas questões práticas assistimos a tentativas pouco eficazes do processo, porém sem lhes tirarA ousadia e a boniteza que causaram as sua sociedades e ao mundo, talvez ainda incompreendidas, visto que o opressor ainda consegue convencer o oprimido que ele só deixará de ser oprimido quando virar opressor.
Talvez a dois séculos, o ensino e a educação para todos fosse até uma heresia ? palavra herdada por séculos de dominação teológica - mas a partir da reivindicações concretas do proletário, os trabalhadores, hoje temos na maior parte do mundo, educação gratuita, acesso aos meios de formação. Ainda não totalmente democráticos e qualitativos, mas já há, e eisso não é um fasor, é uma conquista e um direito nato. Não temos ainda a hegemonia da educação, mas se caminha para isso, o capitalismo a cada momento busca Alternativas para que essa hegemonia não saia das mãos de uma elite dominante. As melhores escolas, as melhores universidades, as mais profundas pesquisas ainda se baseiam na dominação de uma classe sobre a outra. Estratégias como cotas, programas de preparação para emprego, estágios, e outros, são sempre redirecionados ou ?manipulados? para que a hegemonia não saia das elites, jamais a hegemonia ao trabalhador.
É como coloca o texto na sua introdução , página 7, onde o capital apropria-se da força de trabalho, hoje, a força de trabalho é difundida em diversos campos, mas os braços do capital ainda conseguem apropriar-se de cada tentiva de revolução proletária referente a educação democrática.

ENSINO , CIÊNCIA E IDEOLOGIA

A Alemanha pós Marx e Engels inventa e enfrenta duas guerras mundiais, e mostra as mais avançadas tecnologias, perde a segunda por causada bomba atômica, tecnologia contruida a partir de seus cientistas. A produção intelectual e científica a serviço de uma ideologia.
Afora o mau causado a gerações de famílias que tiveram seus entes mortos e degredando famílias por gerações e as cidades atingidas pelas bombas e suas histórias trágicas, mesmo assim, é necessário ver a importância que tem a educação em um país e o que ela é de produzir.
Levanto essa questão para exemplificar o texto quando Engels fala, em suas ?Cartas de Londres?, sobre os centros de ensino alemães e a importância dada pelos ingleses a pensadores fundamentais para o avanço do entendimento de humanidade é no mínimo duvidoso.

- Domínio do Conhecimento

Ciências Exata

A ciência exata é a matemática, onde 2+ 2 = 4. É exato, assim como astronomia, mecânica, física e química. Porém se considerarmos que 3 + 1 = 4, e que 3,5 + 0,5 = 4 e que 1000 ? 996 = 4, construímos diversas hipóteses que tem como resultado o quatro e começam a mostrar que o caminho nem sempre é exato. Buscando o atual exemplo do planeta Plutão, que gerações e gerações aprenderam que era o planeta mais distante do Sistema solar... Após novas pesquisas mostram-nos que ele não é mais um planeta, foi classificado a uma nova categoria, Planeta Anão... ?As verdades definidas em última análise teornam-se com o tempo, estranhamente raras?. (página 47)

Ciências Naturais

Aqui as hipóteses são maiores que as certezas, a cada nova verdade suscitada, diversas incertezas são encontradas. O que se mostra dentro das ciências naturais são momentos de descobertas após muita pesquisa, porém como sabemos pouco sobre as nossas próprias origens fazer relações entre sintomas e casas de doenças torna-se delicado e a freqüente descoberta de novos conceitos faz com que necessitamos rever todas as antigas premissas. Pois os organismos vivos não se dividem em gavetinhas, uma boa digestão não significa um estômago em boas condições pois o comando parte do cérebor e assim vivemos de verdades que são mais incertas do que a própria incerteza

Ciências Históricas

A Renacença, a Reforma, o Cinquecento, Os Grandes Descobrimentos é uma época em que eclode uma nova civilização, a Europa redescobre os ensinamentos gregos, redescobre as influências árabes, abre-se ao mundo, questiona o poder teológico e faz ruir o feudalismo. A burguesia questiona a dominação e prepara a maior das revoluções humanas.
Leonardo da Vinci, Alberto Dureno, Montolembert, Maquiavel, LuteroServet, Giordano Bruno, Copérnico são exemplos de homens que mudaram o mundo a partir de seu pensamento, todos respeitados, seguidos ou questionados ate hoje, porém em sua época, muas vezes perseguidos e ameaçados por pensarem diferente da verdade estabelecida, a verdade eterna estabelecida pelo poder divino concedido à igreja, com cereteza por alguém da própria igreja que encontrou o nicho da dominação a partir da religiosidade. A história repete-se, pois em Roma, os cristãos eram perseguidos e lutaram , ao chegarem ao poder perseguiram tantos e deparam-se com movimentos de resistência que nos séculos XV e XVI conseguiram estabelecer uma nova direção. Esses revolucionários, então burgueses tomam o poder e aliam-se as elites, construindo o capitalismo que é combatido por Marx e Engels a partir do século XIX . Questionando-se as verdades estabelecidas, e construindo movimentos como a Internacional e registrando a conjuntura através de periódicos e escritos conseguiu-se influenciar as classes sociasi, conseguiu-se iniciar a democratização das escrituras, do conhecimento eassim questionar a necessidade de dominantes e dominados.
?Está claro que todos os ataques dirigidos, em geral, contra o feudalismo devem ser conduzidos contra a igreja, todas as doutrinas revolucionárias, sociais e políticas devem ser, ao mesmo tempo, heresias teológicas. Para poder sanear as condições sociais existentes é preciso tirar-lhes seu caráter sagrado.? (página 56)
O que fica claro é que o dominante utiliza seus meios de influência para educar os dominados com a ideologia e o objetivo que lhe for mais conveniente, seja para servi-lo ou para manter o sistema.


# Referência bibliográfica: MARX & ENGELS. Textos sobre educação e ensino. São Paulo: Moraes, 1983.

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