domingo, novembro 19, 2006

ECS - Atividade 3

ECS ? Atividade 3

1. Qual a posição de Durkheim frente ao que diz Stuart Mill?

Durkheim acredita que Stuart Mill engloba de uma forma genérica fatos muito diversos para estarem reunidos em uma só expressão ? Educação ? acredita que a amplitude não define o que realmente é o foco de interesse, definido pela ação do adulto sobre a criança.

2. Quais as duas definições ressaltadas por Durkheim? Explique o ponto fraco em que incorrem?
Durkheim ressalta Kant e J. Mill:

Kant: ?O fim da educação é desenvolver em cada indivíduo, toda a perfeição que ele seja capaz.?
James Mill: ?Fazer do indivíduo um instrumento de felicidade, para si e para os seus semelhantes?

As definições incorrem em diferentes equívocos, talvez pelo tempo histórico em que foram elaboradas ou mesmo das premissas que partiram seus autores.
Kant desconsidera que o ser humano é inacabado sempre e está a mercê de uma sociedade que o induz a ações e pensamentos coletivos que nem sempre são os que desenvolvem a capacidade de cada indivíduo. E J. Mill é utópico, não levando em conta que muitas vezes temos que sofrer para aprender e nos leva a crer que a educação depende apenas do sujeito que deve ser feliz e nada e ninguém mais.

3. O que é preciso, de acordo com Durkheim, para definir educação?

É preciso considerar os sistemas educativos atuais e os que existiram. A partir desse estudo poderá se ter uma definição de educação. Ora, o mundo está em processo de educação, de construção, cada época se mostra de uma determinada maneira e os sujeitos das ações possuem verdades distintas e limitadas dentro de seu tempo, conhecimento, crenças e utopias, pois então todas estas questões devem ser consideradas, avaliadas e mensuradas para a concepção teórica de educação.

4. De acordo com Durkheim, que fatos levam cada sociedade a fazer do homem certo ideal, tanto do ponto de vista intelectual quanto físico e moral?

A cultura. Durkheim acredita que as crenças, e os objetivos de cada sociedade em seu determinado tempo apontam o homem certo ideal. Atenas o tinha como ideal o corpo belo, Esparta como objeto, a Idade Média o colocava em segundo plano.

5. Segundo o autor, que função o "ïdeal" a ser realizado têm que suscitar na criança?

A função ?ideal? deve sucitar na criança:
1) Um certo número de estados físicos e mentais que a sociedade considera como indispensáveis a todos os seus membros;
2) Certos estados físicos e mentais, que o grupo social particular (casta, classe, família, profissão) considera igualmente indispensáveis a todos que o formam. A sociedade, em seu conjunto, e cada meio social em particular, é que determinam este ideal a ser realizado."

6. A partir da definição "A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontram ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política no seu conjunto e pelo meio especial a que a criança, particularmente, se destine" o que conclui Durkheim? Explique ?

O mestre nos mostra que as crianças não estão prontas para o mundo, precisando ser de certa forma preparadas, doutrinadas para adquirir um padrão de conhecimento, pensamento e experiências que consiste em uma socialização metódica e sistemática de regras que passam de geração em geração.

7. Como o autor explica que sociedade e indivíduo são idéias dependentes?

?Na verdade , o homem não é humano senão porque vive em sociedade?. Durkheim mostra que a sociedade só existe porque muitos indivíduos se encontraram e a tornaram necessária e viram ?se como indivíduos pois outros iguais estavam ao seu alcance e puderam ver-se e trocar.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?