domingo, novembro 19, 2006

ECS - atividade 5 - Weber

Weber e a dominação
By Marcelo Schneider

O texto de Weber remeteu-me direto a três formas de exercer o poder: A minha, como professor, a dos presidentes brasileiros e a dos sacerdotes, sejam de que religião que forem. Também me ative a tentar entender a relação que o pensador poderia fazer com a época que vivera e escrevera, pois vive o surgimento da Alemanha como Estado, presencia as descobertas científicas do início do século XX, o nascimento de uma sociedade comunista e se entrega ao front na I GG.
Ao analisar os tipos de dominação, de exercício de poder Weber observa de longe e ao mesmo tempo vive a dominação, hora dominando, hora dominado e com isso nos remete a filosofar sobre nós mesmos e nosso exercício de poder no dia a dia.
Ao enumerar três formas de poder ? dominação legal, dominação tradicional e dominação carismática em primeira vista nos mostra genericamente como o homem exerce influência sobre outro homem e seus pares.

Dominação legal é a forma de dominação burocrática, aquela que é exercida pela competência do profissional administrativo, seguindo a risca o que reza a lei, cega perante as subjetivações que circundam o ser humano e a vida em sociedade.

Dominação tradicional é aquela que se segue por herança, por direito de geração, não implica em competência, mas sim em direito adquirido advindo de leis divinas ou pré estabelecidas por convenções sociais que definem que uns tem privilégios sobre outros pelo fato de sua descendência.

Dominação carismática é a forma que se estabelece na relação social, onde alguém se torna líder por competência, por amor, por alegria, por beleza, por algo que chame a atenção e enquanto mantiver o equilíbrio de bem administrar com o fascínio dos comandados, terá carisma e poder, quando não mais estiver no gosto popular, não mais será conduzido ao poder.

Tentando estabelecer um link com a época em que viveu podemos pensar que ao ver a Alemanha tornar-se um estado, observa rompido o poder tradicional naquela região, dentro de sua experiência no campo militar observa extremamente o poder legal, da hierarquização, e a observação do revolução do proletário, identificamos a dominação carismática.

Comments:
Oi! Amigão achei bem legal o teu blog, não fique triste por estar atrasado, o importante que estás recomeçando e tentando colocar em dia. Conte com as amigas. O teu texto sobre as Dominações de Weber está claro e objetivo, Nos criamos na dominação patriarcal, na dominação da ditatura, em escola tradicional etc... E o capitalismo ainda vai dominar por um longo tempo. Abraço Valéria Pereira de Souza
 
Oi! Amigão achei bem legal o teu blog, não fique triste por estar atrasado, o importante que estas recomeçando e tentando colocar em dia. Conte com as amigas. O teu texto sobre as Dominações de Weber está claro e objetivo, Nos criamos na dominação patriarcal, na dominação da ditatura, em escola tradicional etc... E o capitalismo ainda vai dominar por um longo tempo. Abraço Valéria Pereira de Souza
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?