domingo, novembro 19, 2006

ECS - atividade 6 cont. Weber

Participação no Fórum Durkheim - Weber - Marx

Como postei apenas duas vezes, resolvi trazer os textos complketos para o blog, afim de compartilhar dois momentos de discussão. ainda não houve troca no forum desde a publicação, nmas haverá com certeza.

1ª postagem.

Oi. É com satisfação que começo a participar do debate, ainda estou trabalhando o primeiro texto de Weber, mas não posso deixar de falar também de Marx e Engels. Acredito que somos o resultado daquilo que acreditamos e não daquilo que sonhjamos. Pois é muito simples sonhar em voar e acreditar que isso não seja possível. Com certeza jamis sairemos do chão. E isso tem a ver com a dominação que exercemos em sala, em casa na escola e em todos os lugares, até aqui na net. Como exercemos o poder? E como somos envolvidos e envolvidas pela dominaç.ão. Entendemos que somos e que estamos sendo dominados e dominando, temos ciência de quando somos opressores ou opressoreas, ou quando somos oprimidos ou oprimidas, e a mudança que queremos, será que queremos mudar, ou a forma como as coisas andam na escola e na sociedade estão boas???
Quando há um conflito de poder na sala de aula, as vezes eu debato com meus alunos, e vejam, são os MEUs alunos e não os alunos, nesse termo eu já me posiciono dominante, então a discussão com eles já torna-se vantejosa para mim e aquilo que eu penso, pos carismaticamente eu levo vantagem e a minha opinião também, mesmo que o aluno ou a aluna não concorde com algo, ela sempre , ou quase sempre se submeterá devido a ques~tão oprimido/opressor, linkando o pensamento de Weber sobre a questão de dominação carismática, o professor, no caso eu sepre poderá direcionar aquilo que pensa como verdade, mesmo que inconsciente. E sem deixar de falar de Marx: Observem que as escolas públicas para o trabalho e apenas algumas escolas particulares preocupam-se em preparar para o empreendimento. A educação perpetua o sistema.

2ª postagem

Oi. Estou atrasado nos trabalhos, e vejo o quanto perdi de discussão e de possibilidade de crescimento, mas vamos lá. Lendo algumas postagens das colegas nos blogs, vejo que Weber possui um fundo muito grande de razão, e a questão de dominação legítima se aplica a nós mesmos. Nas próprias tarefas executadas por todos e todas nós, cumprindo o que é por regra estabelecido, constata-se no nosso próprio dia - a - dia e eisso é fundamental em nossa vida, fazermos,, saber por que fazemos e primncipalmnente entender se fazemops por que é a lei o porque queremos realmente realizar. É um exercício de dominação de nós sobre nós mesmos.

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?