domingo, novembro 19, 2006

ECS - atividade 7 - Marx e Engels

MARX e ENGELS

?A necessidade só é cega enquanto não é compreendida. A liberdade consiste em conhecer a necessidade.? (F. Engels, Anti-Díihring.)


O século XIX talvez tenha sido o século da filosofia, pois a produção do pensamento humano era muito grande em todos os cantos do mundo, principalmente na Europa, centro das civilizações ora desenvolvidas. França, Alemanha e Inglaterra ditando idéias políticas, sociais, econômicas difundidas em todo o mundo.
Marx autor do Manisto Comunista e Engels, amigo e colaborador de Marx, responsavel pela publicação de O Capital após a morte de Karl Marx em 1883 talvez sejam os mais revolucionários expoentes deste século que mantém vivas as idéias comunistas até hoje.

Marx

nasceu na Alemanha em 1818 e faleceu em Londres. Teve uma vida inicialmente abastada, pois o pai era de família tradicional e casara-se com moça de família igualmente de renome. Isto fez com que tivesse acesso as melhores oportunidades de ensino, mas com o desenvolvimento de sua idéias, confrontos com os interesses burgueses da época foram o jogando de um lado a outro, expulso da Alemanha segue para a França de onde também sai indo pra Bruxela,. De volta a alemnah funda jornal comunista que o faz ser novamente expulso. Termina em Londres onde doente, não consegue terminar sua obra máxima, O Capital, terminado mais tarde por Frederico Engels
Engels, também filósofo alemão, é o co-autor de diversas obras de Marx, foi quem de certa forma deu consistência prática aos pensamentos de Marx que na miséria era sassistido pelo companheiro.
Marx e Engels trabalhavam por uma sociedade mais justa. Mesmo com uma abordahgem pequeno burguesa, souberam como poucos analisar a sociedade e em sua vasta bibliografia consegue romper com os pensamento capitalistas da época e antever problemas que sentimos hoje, mais de 150 anos após a publicação do Manifesto Comunista.
A sociedade em sua époa, século XIX, vivia revoluções em diversas áreas. A teoria da evolução estava alí, as máquinas e os vapores tornando-se indispensáveis a produção industrial e o surgimento das classes sociais onde a burguesia detinha os meios de produção e o proletariado apresentava a mão de obra, nem sempre especializada, muitas vezes desprovida de qualquer especialização, diversas vezes analfabeta e infantil. Nasce aí as organizações operárias que Marx defendeu e lideou, defendendo uma unidade não apenas nacional mas também internacional quando lança a I Internacional - Associação Internacional dos Trabalhadores.
Os dois ícones que estamos estudando são conteporâneos de outros pensadores que podemos citar: Ludwig Feuerbach, Bruno Bauer, Hegel, Arnold Ruge, Bismarck, Karl Vogt, Mazzini, Proudhon, Bakúnine

Comments:
Oi Marcelo

Seria interessante ampliar um pouco o debate sobre esta "visão pequeno burguesa".
O contexto da época e os inegáveis vínculos sociais/culturais são coisasa à considerar na compreensão da obra de Marx, não?

abraço,
Suzana
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?