domingo, novembro 19, 2006

ESC 6 - Weber II - na minha escola

Situações vividas em minha escola, analisadas a partir da teoria de Weber:


1- ser/estar x papéis.

Hora do Recreio

Poder carismático

Para cada dia na escola, um professor cuida do recreio, bom, assim como quase todos os professores e professoras é uma atividade que não é das que eu escolheria de livre espontânea vontade, mas como vivemos em uma democracia e assim foi decidido, por uma dominação tradicional, pois quando cheguei na escola isso já era uma coinstante, seguinmos a vida.
O meu dia de "cuidar" do recreio é quinta feira, mas o que vou relatar aconteceu em outro dia com outra professora.

A pracinha de brinquedos em nossa escola é de uso apenas da educação infantil pela manhã. E na hora do recreio, alunos da 4ª série, que não tem aula comigo, estavam brincando nela. No uso de sua atribuição a professora pedia, ordaenava e não conseguia com que os alunos deixassem o espaço da pracinha. Então pediu auxílio na sala dos professores para quealguém a ajudasse. Fui até o local e com muita firmeza defini que deixassem a pracinha para os menores. Em instantes sairam e os pequenos voltarm. Depois fiquei me questionando, por que ele haviam saido, porque falei mais alto, porque eu sou professor e não professora? Após ler Weber e ter de fazer essa atividade penso que a dominação carismática nesse momento tem uma influência maior. Os alunos com certeza sairam não pela regra e sim pelo apreço que tem pela pessoa que os tirou de lá. Complicado isso, mas creio que foi assim.
Comentem.


2 - Poder/hierarquia


Aquilo que está acordado - poder legal

Os pais tem o poder quando decidem pela escola que colocarão seu filho ou filha, porem perdem o poder quando a escola é pública e as regras são de matrícula por zoneamento, o poder passa a estrutura social e isso deve-se a um sistema de hierarquização. Quandoi o aluno entra na escola o poder de orientação passa ao professor que pode trabalhar esse poder de diversas formas, pode transformar em uma forma construtiva de desenvolvimento e discussão com compreensão de que cada um possui a liberdade de participação e sendo assim cada um deve respeitar e dar espaço a participação do outro dsem que seja necessário a intervenção de um "juiz", alguém que seja hierarquicamente superior dentro dos espaço para que a ação seja continuada, no caso o professor.

Fica claro a questão de poder e hierarquia na situação a seguir relatada.

Sexta-feira última, dia de educação física. O professor titular em curso e a atividade seria ministrada por mim, assim haviamos definido na quinta feira quando debatemos se fariamos um periodo de educação fisica com minha orientação ou deixariamos para a próxima semana dois períodos com o professor titular da disciplina. Decidimos que o primeiro período terminaríamos de elaborar os trabalhos sobre o lixo. o 2° período seria a ed. física e os dois últimos seriam para a apresentação dos trabalhos sobre o lixo.
Ao início da aula de sexta feira o questionamento era se teria ou não esducação fisica, iniciando-se um debate forte. Tentava em vão lembrar o que haviamos combinado até que um aluno levantou a voz e lembrou a todos que estávamos perdend tempo do trabalho, que a gente já havia definido o que seria feito e não precisava mais discutir. Emntão intervi com voz mais alta e reafirmei o que o qluno havia dito. Nesse momento, todos silenciaram e voltaram aos seus trabalhs. Após as leituras, encontro nas definições de Weber que nesse momento a dominação legal sobressaiu-se sobre todas. Aquilo que estava acordado era o que deveria ser posto.

Comente, será que é isto mesmo?????

Comments:
Oi Marcelo, que bom que está retomando suas atividades, não sei como consegue consciliar tudo com tanta coisa para fazer, ensaiar. Parabéns , primeiro pelo teatro minha filha estava linda, adorei, gostei do outro sobre o bar , quem sabe uma apresentação em escolas para 7 e 8 séries???
Bem quanta ao teu blog, vou comentar os tipos de dominação, achei bem interessante tuas colocações e concordo contigo quantgo a dominação carismática na escola, realmanete os alunos se apegam e tentam agradar alguns professores, outros são outros, ainda não fizeram a diferença, e também a dominação dentro de sala de aula com respeito as regras(combinações), acho importante serem lembradas, mas não podemos esquecer que a dominação legal em sala muitas vezes acontece porque tem a influência da carismática, porque será que quando entra outro professor estas regras sabidas e desenvolvidas todos os dias são quebradas ???
 
Oi Marcelo

Interessante o exemplo da pracinha. Me fez lembrar uma visita que fiz numa escola (supervisora de estágio em Ed Fisica). Na visita assisti a escola toda reunida, professores à frente e o único professor homem servido de porta voz. Era ele que se dirigia ao grupo, expressando o que diretora e outras autoridades (?) femininas lhe passavam.

Até hoje não sei bem como interpretar aquela cena com sua peculiaridade na atribuição de papéis.

abraço

Suzana
 
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