sexta-feira, dezembro 29, 2006

ECS 11 - Texto Inicial

ECS 11

Texto Inicial

A partir dos textos postados nos blogs e o debate no fórum segue algumas idéias do grupo Cê...

Márcia, Silvana, Marcelo e Carmem.

Desigualdade Educativas..., a partir de A.J. Akkari

A educação como prioridade pública só existirá se for por nós estabelecida como prioridade, caso não nos comprometamos com essa idéia, nada se fará pela educação, pois paliativamente o país já se constróis a 506 anos. E isso é uma das razões para a desigualdade dentro da educação levando-nos a falta de desenvolvimento sócio-político e cultural no país.

É sabido que muitos projetos de leis são idealizados, mas interesses de elites específicas pressionam para que os mesmos não saiam do papel e se saem, são implementados de forma errônea ou pela metade, gerando uma maior desigualdade e disparidade entre o que público e o que é privado na educação brasileira. Visto exemplo disso o grande número de livros didáticos advindos de grupos educacionais privados. Quando não ingerem diretamente nas decisões governamentais em favor do privado e em detrimento do público, as elites tomam verbas essenciais para a educação com serviços e materiais de duvidosa eficácia.

Os números que nos apresentam mostram uma estatística tanto no estudantado como no professorado alarmante, no que tange o conhecimento, formação e a remuneração ambos são de grande distância entre os que atuam na escola pública e na escola particular, sempre com vantagem para quem detém o dinheiro.

É visto que as autoridades fazem pouco, perto do que seria necessário fazer para uma educação melhor no país. E nós cobramos menos ainda e votamos ou deixamos que votem de forma despolitizada.

Uma das conseqüências da política distante do poder público com a educação é a necessidade de projetos como o Alfabetiza Rio Grande e o Brasil Alfabetizando, pois os adultos de hoje, que precisam ser alfabetizados, não o foram pela incompetência de todo o bojo educacional que vai de professores , a administradores e governantes, quando eram crianças.
Uma falha se não fosse uma tragédia da vida brasileira.

A Escola Aberta é outro projeto que tem dois lado, ao mesmo tempo que propicia alternativas para a população carente em seu lazer er conhecimento cultural, leva o voluntariado a um grau de importância que passa a ser quase tão necessário quanto o professor profissional.

A Universidade Aberta do Brasil nos ensina a distância, tem seu lado positivo, pois forma os professores leigos mas ainda sofre o preconceito pala prática de ?á distância?.

E assim se faz a educação...

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?