sexta-feira, dezembro 01, 2006
ESC 9 - FINAL
ECS 9 - Grupo C - Versão Final
ECS - GRUPO Cê
Ensino, ciência e Ideologia
Todo ser humano, ao menor sinal de pensamento é um ser político. Em toda a sua vida encontrará pessoas que lhe mostrarão caminhos e verdades, estará em eterna formação a partir de informações que o mundo lhe passará e formará conceitos e atuará passiva ou ativamente na construção da sociedade.
Partindo dessa oração, podemos considerar que todo e qualquer conceito a ser estabelecido é parte integrante da formação e da política, sendo assim os textos de Marx e Engels tem um propósito educacional sim, e o que não está estabelecido neles é um programa, ou sistema, ou projeto ?quadradinho, ou redondinho? de ensino, fruto de um sistema capitalista que engaveta tudo e todos.
Acredito que a utopia é para ser alcançada por nossos sonhos e não por nós. A utopia existe para que busquemos o horizonte e continuemos sempre a caminhada (Eduardo Galeano). Então o socialismo é um caminho utópico, porém com bases revolucionárias e cedências particulares seja possível. Marx e Engels nos trazem teoricamente essa possibilidade, nas questões práticas assistimos a tentativas pouco eficazes do processo, porém sem lhes tirarA ousadia e a boniteza que causaram as sua sociedades e ao mundo, talvez ainda incompreendidas, visto que o opressor ainda consegue convencer o oprimido que ele só deixará de ser oprimido quando virar opressor.
Talvez a dois séculos, o ensino e a educação para todos fosse até uma heresia ? palavra herdada por séculos de dominação teológica - mas a partir da reivindicações concretas do proletário, os trabalhadores, hoje temos na maior parte do mundo, educação gratuita, acesso aos meios de formação. Ainda não totalmente democráticos e qualitativos, mas já há, e eisso não é um fasor, é uma conquista e um direito nato. Não temos ainda a hegemonia da educação, mas se caminha para isso, o capitalismo a cada momento busca Alternativas para que essa hegemonia não saia das mãos de uma elite dominante. As melhores escolas, as melhores universidades, as mais profundas pesquisas ainda se baseiam na dominação de uma classe sobre a outra. Estratégias como cotas, programas de preparação para emprego, estágios, e outros, são sempre redirecionados ou ?manipulados? para que a hegemonia não saia das elites, jamais a hegemonia ao trabalhador.
É como coloca o texto na sua introdução , página 7, onde o capital apropria-se da força de trabalho, hoje, a força de trabalho é difundida em diversos campos, mas os braços do capital ainda conseguem apropriar-se de cada tentiva de revolução proletária referente a educação democrática.
Marx e Engels contribuíram para a observância e reflexão sobre as relações de dominação em que o ser humano vive, para que esta prática seja banidada da sociedade e que a sociedade exista possibilitando à todos igualdade e que através da educação, do desenvolvimento e da razão, possamos conseguir a emancipação social e moral dos indivíduos, e que vidbilizemos a libertação das condições opressoras.
O que fica claro é que o dominante utiliza seus meios de influência para educar os dominados com a ideologia e o objetivo que lhe for mais conveniente, seja para servi-lo ou para manter o sistema.
# Referência bibliográfica: MARX & ENGELS. Textos sobre educação e ensino. São Paulo: Moraes, 1983.
Carla Maus, Carmen Rovisco,Graziela Maus, Marcelo, Márcia Martins,
Roseli Roos, Silvana da Silva.
ECS - GRUPO Cê
Ensino, ciência e Ideologia
Todo ser humano, ao menor sinal de pensamento é um ser político. Em toda a sua vida encontrará pessoas que lhe mostrarão caminhos e verdades, estará em eterna formação a partir de informações que o mundo lhe passará e formará conceitos e atuará passiva ou ativamente na construção da sociedade.
Partindo dessa oração, podemos considerar que todo e qualquer conceito a ser estabelecido é parte integrante da formação e da política, sendo assim os textos de Marx e Engels tem um propósito educacional sim, e o que não está estabelecido neles é um programa, ou sistema, ou projeto ?quadradinho, ou redondinho? de ensino, fruto de um sistema capitalista que engaveta tudo e todos.
Acredito que a utopia é para ser alcançada por nossos sonhos e não por nós. A utopia existe para que busquemos o horizonte e continuemos sempre a caminhada (Eduardo Galeano). Então o socialismo é um caminho utópico, porém com bases revolucionárias e cedências particulares seja possível. Marx e Engels nos trazem teoricamente essa possibilidade, nas questões práticas assistimos a tentativas pouco eficazes do processo, porém sem lhes tirarA ousadia e a boniteza que causaram as sua sociedades e ao mundo, talvez ainda incompreendidas, visto que o opressor ainda consegue convencer o oprimido que ele só deixará de ser oprimido quando virar opressor.
Talvez a dois séculos, o ensino e a educação para todos fosse até uma heresia ? palavra herdada por séculos de dominação teológica - mas a partir da reivindicações concretas do proletário, os trabalhadores, hoje temos na maior parte do mundo, educação gratuita, acesso aos meios de formação. Ainda não totalmente democráticos e qualitativos, mas já há, e eisso não é um fasor, é uma conquista e um direito nato. Não temos ainda a hegemonia da educação, mas se caminha para isso, o capitalismo a cada momento busca Alternativas para que essa hegemonia não saia das mãos de uma elite dominante. As melhores escolas, as melhores universidades, as mais profundas pesquisas ainda se baseiam na dominação de uma classe sobre a outra. Estratégias como cotas, programas de preparação para emprego, estágios, e outros, são sempre redirecionados ou ?manipulados? para que a hegemonia não saia das elites, jamais a hegemonia ao trabalhador.
É como coloca o texto na sua introdução , página 7, onde o capital apropria-se da força de trabalho, hoje, a força de trabalho é difundida em diversos campos, mas os braços do capital ainda conseguem apropriar-se de cada tentiva de revolução proletária referente a educação democrática.
Marx e Engels contribuíram para a observância e reflexão sobre as relações de dominação em que o ser humano vive, para que esta prática seja banidada da sociedade e que a sociedade exista possibilitando à todos igualdade e que através da educação, do desenvolvimento e da razão, possamos conseguir a emancipação social e moral dos indivíduos, e que vidbilizemos a libertação das condições opressoras.
O que fica claro é que o dominante utiliza seus meios de influência para educar os dominados com a ideologia e o objetivo que lhe for mais conveniente, seja para servi-lo ou para manter o sistema.
# Referência bibliográfica: MARX & ENGELS. Textos sobre educação e ensino. São Paulo: Moraes, 1983.
Carla Maus, Carmen Rovisco,Graziela Maus, Marcelo, Márcia Martins,
Roseli Roos, Silvana da Silva.
Comments:
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Oi! Marcelo.Como disseste,somos extremamente políticos e com isso,buscamos realizar os nossos sonhos e sabemos que isso é possível.Teu texto foi muito importante para a conclusão do nosso trabalho em grupo.Abraços Silvana.Estou muito contente,pois estás na ativa.
Oi Marcelo
Reta final, hein :)
Achei tua falta lá no Polo no dia 13. Aliás, pouc@s apareceram.
Tuas atividades estão bem feitas, mesmo sem as figurinhas. Este formato que as pessoas vão dando ao blog também é uma construção. É uma coisa permanentemente inacabada e é muito interessante observar as fases.
Ainda não te achei na wikistoria e vale lembrar que ela é uma atividade de grupo. Quem sabe tu tens algum assunto interessante que una Paulo Freire e a nossa condição de professores?
abraço,
Suzana
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Reta final, hein :)
Achei tua falta lá no Polo no dia 13. Aliás, pouc@s apareceram.
Tuas atividades estão bem feitas, mesmo sem as figurinhas. Este formato que as pessoas vão dando ao blog também é uma construção. É uma coisa permanentemente inacabada e é muito interessante observar as fases.
Ainda não te achei na wikistoria e vale lembrar que ela é uma atividade de grupo. Quem sabe tu tens algum assunto interessante que una Paulo Freire e a nossa condição de professores?
abraço,
Suzana
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