domingo, janeiro 07, 2007

ECS 10 - Wikistória - relatório final

ECS 10 - Wikistória - relatório final




"Meu primeiro mundo foi o quintal de casa, com suas mangueiras, cajueiros de fronde quase ajoelhando-se no chão sombreado, jaqueiras e barrigudeiras. Árvores, cheiros, frutas, que atraindo passarinhos vários, a eles dse davam como espaço para seus cantares."
Paulo Freire, in A sombra dessa Mangueira


Acredito que meu primeirop mundo foi o pbwiki com sua postagens coletivas e aprendendo os primeiros links, depois veio o blog e o mundo se abriu com links, com páginas, com postagens, com comentários, com colaborativos... O rooda me mostrou que além de cadernos e livros, o ensino pode estar no virtual da tela do computador com muito mais eficácia, com muito mais leitura e com muito mais argumentação, sim, pois aqui se não fizermos a atividade, o tempo de tecnologia passa por cima...
A Wikistória vem para aglutina tudo isso. Achei bastante dificil no començo, mas o que não é difícil. Lembro quando Paulo nos conta em Pedagogia da esperança sua esperiência no Chile, com os camponeses onde ele faz a aposta de perguntas sobre os saberes de cada um e pergunta-os sobre filosofia e semântica, e eles devolvem com tempo de plantio e sementes específicas...
E assim vejo muito a Wikistória e todas as tecnologias, são saberes que ainda não possuimos e com o tempo vamos trocando saberes e construindo saberes diferentes e novos. Acredito que posso continuar explorando a Wikistória, pois o campo é vasto. E além disso tenho aprendido e debatido muito. Tenho conhecido opiniões que se encaixão com as minhas e outras que tem me feito refletir por horas. Não lembro bem onde li sobre dominação ou autoridade, em uma das postagens e me fez lembrar do trabalho sobre o militarismo, tão responsável por nossa sociedade atual. Postei uma discussão na Wikistória da minha página e bloguei um pequeno texto. Acredito que os espaços virtuais nos levam a debater e a agir mais em nosso cotidiano, ainda que sejamos incipientes e as vezes resistentes...

(...) "Estarei preparando a tua chegada como o jardineiro prepara o jardim para a mais bela rosa que se abrirá na primavera" (Paulo Freire - Canção Òbvia)

Comments:
Oi Marcelo

Tens um grande potencial para fazer deste curso uma base de sustentação para a tua ação no mundo.

Sei que nós da ECS procuramos dar o melhor e buscar o melhor de vocês e isso não é fácil para ninguém. Mas é necessário.

Espero que com o tempo sejamos melhores compreendidas :)

abraço,
Suzana
 
Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?