domingo, janeiro 07, 2007

Militarismo e Cultura da Paz

Militarismo e Cultura da Paz

'



OS EFEITOS DO MILITARISMO


Apesar de raramente serem visíveis de imediato, os efeitos acumulativos do militarismo são enormes:
Um do sseus resultados é a má aplicação de recursos e talentos.
Uma segunda conseqÜência é a diminuição de segurança nacional dos Estados.
Uma terceira é o mundo cada vez mais armado e ansioso, cada vez mais atemorizado e mais dependente do que nunca de soluções militares para problemas gerados, em grande parte , pelo próprio militarismo.
Um quarto efeito é a sustentação do racismo. Á medida que as pessoas constróem arsenais para defenderem-se de seus inimigos perigosos, aprofundam-se as suas suspeitas "dos outros", daqueles que são diferentes de raça e etnia. Os velhos estereótipos continuam existindo, enqunto que novas projeções criam novas fontes de medo e inimizade.
Uma quinta consequencia é o comércio global de armas. A pesquisa, os projetos, a venda e a distribuição de armas - com ou sem ponderações a respeito de sua necessidade - transformam-se em funções legítimas dos governos, e também em empreendimentos extremamente rentáveis.
Uma sexta consequencia é o triunfo da linguagem ambígua. Quando as pessoas convencem-se de que precisam destruir para poder salvar, subjugar para libertar, aterrorizar para estabelecer justiça, fica evidente que a própria linguagem pode ser associada para sustentar o militarismo.






O QUE DESEJA A CULTURA DA PAZ

"Escolha portanto a vida, para que você e seus descendentes possam viver" (Bíblia - Ex. 30.19)

A paz não é um termo estático, e sim, dinâmico, que não se confunde com passividade. Compreendermos que "a paz é um processo de realização de justiça nos niveis distintos da relação humana. É um conceito que nos leva a provocar, enfrentar e resolver conflitos de uma forma não violenta.
A
A cultura de paz é a paz em ação. É a coerência com a palavra e o discurso na busca de uma sociedade justa e igualitaria. É o respeito aos direitos humanos no dia-a-dia. Enquanto cultura de vida, trata-se de tornar diferentes indivíduos capazes de viverem juntos, de criarem um novo sentido de compartilhar, de zelar pela vida no planeta e de assumir responsabilidade por sua participação numa sociedade democrática que luta contra a pobreza e a exclusão, garantindo igualmente política, equidade social, diversidade cultural e desenvolvimento sustentável.

Reconheçamos nossa parte de responsabilidade ante o futuro da humanidade, especialmente para as crianças de hoje e de amanhã, comprometendo-nos em nossa vida diária, em nossa família, em nosso trabalho, em nossa comunidade e em nosso país.

Semeie a paz!

Texto do projeto SERPAZ

Comments: Postar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?